quinta-feira, 4 de julho de 2013

REFORÇO EM PORTUGUÊS AJUDA NO RESULTADO DE MATEMÁTICA NO PROEB 2010 EM ESCOLA DO VALE DO JEQUITINHONHA

Alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Jason Morais, localizada em Berilo, no Vale do Jequitinhonha, comemoram o primeiro lugar estadual, em matemática, no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb 2010). A instituição obteve proficiência média de 370,5 na disciplina, enquanto a média do Estado ficou em 290,6. A diretora da instituição, Andréia Eleutério Silva, acredita que o destaque da escola na avaliação se deve ao trabalho em conjunto de todas as disciplinas. “Acho que o nosso destaque se deve ao trabalho integrado de todas as disciplinas como a leitura e o calculo. E é claro a  dedicação dos nossos alunos.

Na Escola Estadual Professor Jason Morais o incentivo a leitura foi o principal responsável pelo aumento das notas da instituição em matemática. Os professores perceberam que mesmo sabendo responder às questões de matemática durante as aulas, no momento das provas os alunos não iam tão bem assim e então descobriram: a pressa para responder as questões fazia com que os estudantes não lessem os enunciados. Então, foi criado o projeto “Leitura na Matemática” no qual os professores utilizam provas antigas e até mesmo exercícios dos livros e a trabalham leitura e a interpretação das questões.
Além do xadrez, diversos jogos são utilizados na escola para ajudar no aprendizado da matemática. Como o “Jogo de Fração” com o qual os alunos aprendem a expressar uma quantidade a partir de um valor que é dividido por um determinado número de vezes. O uso de papel quadriculado, mapas, a confecção de figuras tridimensionais e a interpretação de situações problemas também ajudam no aprendizado da matemática.

Além da leitura de enunciados os professores incentivam o conhecimento de textos literários, poemas, jornais e revistas. Uma vez por mês os alunos têm o “Dia da leitura na escola”, no qual os estudantes discutem textos jornalísticos e literários. O professor fica responsável por levar o texto com o qual os alunos vão trabalhar. Depois da leitura os estudantes apresentam o que aprenderam por meio de teatros e saraus. O projeto “Ler é bom demais”, nesse trabalho os professores fizeram uma exposição dos livros da biblioteca para os estudantes, apresentaram para eles diversos autores e constantemente incentivam os alunos a levarem os livros para casa.
Todos os projetos de incentivo que a Escola Estadual Professor Jason Morais oferece foram criados a partir do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), que tem por objetivo a melhora das notas dos estudantes nas disciplinas escolares e em avaliações externas. A escola estimula os estudantes também a outras disciplinas, com uma competição na qual o aluno que tirar a melhor nota no semestre e for disciplina ganha um brinde da instituição

Nenhum comentário:

Postar um comentário