terça-feira, 16 de julho de 2013

MÚSICA + MATEMÁTICA = ESTÍMULO AO APRENDIZADO

A tabuada, a equação e a regra de sinas são alguns dos conteúdos matemáticos considerados por muitos estudantes como ‘bicho de sete cabeças’. Mas para os alunos da Escola Estadual Prefeito José Maria Pereira, no município de Buritizeiro, são conteúdos simples e fáceis. O segredo está na paixão dos estudantes e da professora de Matemática, Maria Lúcia Faria Barbosa, pela música.

“Na minha casa eu sempre gostei muito de poesia e de cantar e percebi que os meus alunos também gostam muito de música. Por isso, tive a ideia de transformar os conteúdos de Matemática em música”, ressalta Maria Lúcia Faria Barbosa.
As música foram criadas pela professora de Matemática Maria Lúcia Faria Barbosa. Foto: Arquivo Escola
A ideia teve início em 2010 e as músicas eram feitas a partir de paródias. “Comecei com paródias. A música ‘Ilariê’, da Xuxa, por exemplo, virou a canção da tabuada. Também usei uma música dos Mamonas Assassinas para falar sobre Geometria”, conta a professora de Matemática. Ao perceber a animação dos estudantes, a educadora resolveu criar suas próprias canções.

A música da tabuada é uma das preferidas do estudante do 7º ano do ensino fundamental, Jackson Júlio Pereira Prates Leite. Segundo ele, a música ensina. “Fica mais fácil aprender. Quando nós cantamos, a matéria fica na cabeça. No mês passado, por exemplo, fizemos uma prova e tinham algumas contas que eu não estava conseguindo fazer. Lembrei da música da equação e ficou mais fácil”.
Músicas têm ajudado na melhoria do rendimento escolar dos alunos.Foto: Arquivo Escola
‘Pra calcular a equação é só compará-la a uma balança em equilíbrio e se acha a solução”,esse é o trecho da música ‘Equação’, uma das preferidas do aluno do 7º ano do ensino fundamental,  Adão Júnior Silva Macedo. “ Eu gosto de todas, mas as minhas preferidas são a da tabuada e da equação. Com as músicas, as aulas ficam mais fáceis e divertidas e também presto mais atenção. A aula de Matemática é a melhor de todas”.

 Além das palmas e dos cantos dos alunos, instrumentos como violão e pandeiros são utilizados para ensinar e animar a sala de aula.

blog.educacao.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário