segunda-feira, 15 de julho de 2013

JOGO QUE ESTIMULA O RACIOCÍNIO LÓGICO GANHA NOVAS FUNÇÕES EM ESCOLA ESTADUAL

Prática comum em torneios mundiais, o xadrez é utilizado pela Escola Estadual Olímpia Rezende Pereira, em Belo Horizonte, para despertar o raciocínio lógico e a atenção dos estudantes. As aulas fazem parte do projeto Educação em Tempo Integral, da Secretaria de Estado de Educação, e nelas são utilizadas práticas pedagógicas com foco na interdisciplinaridade.

“O projeto é desenvolvido na escola há mais de três anos. Ensinei para os alunos os movimentos das peças, regras do jogo, entre outros. Participam da iniciativa alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental”, conta o professor Euler de Oliveira da Silva.



Além do jogo, na escola o tabuleiro e as peças do xadrez são utilizados na realização de diferentes atividades que trabalham a atenção dos estudantes. “Coloco, por exemplo, letras espalhadas em algumas casas do tabuleiro e os alunos têm que movimentar as peças de modo que consigam formar diferentes palavras” ressalta o professor.

A aluna do 5º ano do ensino fundamental, Náthalia Sarah Ribeiro Santos, participa da iniciativa desde o início. “O xadrez é uma das minhas atividades preferidas. Decidi aprender a jogar, porque eu acho que aprendendo coisas novas podemos melhorar a vida e ter um futuro melhor”, afirma.



A estudante ressalta ainda os benefícios que o xadrez trouxe para sua vida escolar. “Meu raciocínio melhorou muito, principalmente na Matemática. Também me influenciou a ler melhor. Antes eu lia muito devagar e agora como presto mais atenção no que estou lendo minha leitura melhorou”, conclui Nathália.
O objetivo da escola é que no final do ano seja realizado um torneio interno de xadrez.

 Município: Belo Horizonte/ Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B

Nenhum comentário:

Postar um comentário