domingo, 7 de julho de 2013

MEDALHISTAS DE PRATA E BRONZE SERÃO PREMIADOS POR DESEMPENHO EM OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

Premiação se refere ao desempenho obtido na 8º edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)

O empenho e esforço de 218 estudantes de escolas públicas mineiras será homenageado no próximo sábado (06/07). Medalhistas de prata e bronze na 8º edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), os estudantes receberão suas medalhas em cerimônia realizada às 15h30, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


“A ideia dessa cerimônia é valorizar o mérito dos estudantes. A Obmep tem vários objetivos e entre eles está estimular o estudo da Matemática e apresentar novas formas para se resolver problemas. Essa é uma maneira da universidade valorizar e prestigiar as pessoas que fazem parte de todo o processo: pais, diretores, alunos e professores”, afirma Seme Gebara, professor do departamento de Matemática da UFMG, que coordena a aplicação das provas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Sete Lagoas, Pará de Minas e Divinópolis.
Premiação acontecerá no dia 06 de julho. Foto: Arquivo ACS/SEE
Premiação acontecerá no dia 06 de julho. Foto: Arquivo ACS/SEE
Gabriel Rodrigues de Morais é aluno do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Alvim Rodrigues do Prado, no município de Itaguara, e está entre os homenageados. O estudante ressalta a importância da celebração. “É uma cerimônia muito bonita e temos a oportunidade de levar os nossos pais também. Ela simboliza a valorização do meu esforço”, conta.

Medalhistas de ouro

Os estudantes que faturaram medalha de ouro na Obmep foram homenageados no dia 19 de julho, no Rio de Janeiro.


Etapas da Olimpíada

A Obmep é dividida em duas fases. Na primeira, todos os alunos inscritos pela escola fazem uma prova objetiva. A aplicação dos testes acontece na própria instituição. Já para segunda fase, a escola deverá selecionar 5% do total de alunos inscritos. Serão classificados os alunos com maiores notas. Nessa fase, os estudantes fazem prova discursiva.

De acordo com o calendário da competição, os testes da segunda etapa  da 9ª edição da Obmep  serão realizados no dia 14 de setembro. O resultado final está previsto para o dia 29 de novembro de 2013.

Premiação

Além de medalhas de ouro, prata e bronze, os alunos que se destacarem na Obmep terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC). A iniciativa tem duração de um ano e as atividades do programa envolvem tanto encontros presenciais quanto a participação em um Fórum Virtual que possibilita o contato, via internet, com estudantes de todo o país que se interessam por Matemática. Os medalhistas que acompanham todas as etapas do PIC recebem a Bolsa de Iniciação Cientifica Jr., concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professores e escolas que se destacarem também serão premiados pela Olimpíada.

Incentivo à Matemática

A Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário