segunda-feira, 8 de julho de 2013

ENSINO LÚDICO APROXIMA ALUNOS DAS DISCIPLINAS EM SALA DE AULA

O ensino da Matemática ganha formas e diversão na Escola Estadual Domingos Pinto Brochado, em Unaí, no Noroeste de Minas. A partir de um trabalho interdisciplinar com os conteúdos de Física, Inglês e Biologia, os 560 estudantes do 9º ano do ensino fundamental e ensino médio aprendem os conteúdos da disciplina e a sua relação com os diversos outros saberes.
Com adornos que mais parece triângulos, os estudantes mostra que estão com a Matemática na cabeça. Foto: Arquivo da Escola
O projeto começou no segundo semestre de 2012, integrando o Plano de Intervenção Pedagógica da Escola. “Nós, os professores, queríamos desenvolver um trabalho interdisciplinar com os alunos, mostrando que o que eles estudam na escola também faz parte do cotidiano deles. Também era nosso objetivo elevar a auto estima dos nossos alunos e despertar neles o interesse pelas aulas”, lembra o professor de Matemática, Anderson Jacinto da Silva.

Para envolver a participação dos alunos no projeto, os estudantes tiveram que pesquisar a história da Matemática, confeccionar figuras geométricas sólidas e produzirem um quebra cabeça. Ao desenvolverem essas tarefas, os estudantes despertaram suas habilidades para o estudo de temas como os ângulos, lados, vértices e arestas.
Os jogos também empregam diversos formatos geométricos da Matemática. Foto: Arquivo da Escola
No trabalho com a Língua Inglesa, os alunos foram treinados a pronunciarem e a escreverem, na língua estrangeira, os nomes das diversas figuras geométricas. Com a Física e a Biologia, a associação se deu através da realização de experimentos com o intuito de compreender os fenômenos físicos.

“Na Física nós tivemos experiência com as ondas, com a Matemática nós aprendemos sobre cada uma das figuras geométricas sólidas. Teve um grupo que formou um coral para a apresentação de músicas em Inglês. Não só eu, mas os meus colegas também gostaram, muito. Ao mesmo tempo em que aprendemos, a gente se divertiu nas aulas”, destaca a estudante do 2º ano do ensino médio, Bárbara Bianca Costa Martins.
A discussão sobre sustentabilidade também fez parte da Feira Interdisciplinar. Foto: Arquivo da Escola
O resultado do estudo culminou na Feira Interdisciplinar, realizada no final deste semestre letivo na qual foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. A comunidade escolar que marcou presença no evento também conferiu apresentações de música e dança feitas pelos próprios alunos.

Além do professor Anderson, o projeto contou com a coordenação do professor de Matemática e Física, Wanderlei Martins Peres, da professora de Língua Inglesa, Vânia Faria da Silva e da professora de Biologia, Vanusa Teixeira de Souza Braz.

                                                      Município: Unaí / Superintendência Regional de Ensino de Unaí

blog.educacao.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário