sábado, 6 de julho de 2013

PROFESSORES SÃO ORIENTADOS SOBRE PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

Encontro faz parte do Programa Gestão do Conhecimento Escolar e é realizado em Juiz de Fora.

Focado na formação continuada de professores dos anos finais do ensino fundamental em Língua Portuguesa e Matemática, o Programa Gestão do Conhecimento Escolar (Gestar II) realiza esta segunda-feira mais uma capacitação. Com um público de, aproximadamente, 70 tutores, o encontro é realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira. Esses profissionais serão responsáveis pela a capacitação de 700 professores.

A segunda agenda de capacitação na cidade contempla educadores que lecionam em escolas das Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C, além da Superintendência de Juiz de Fora. Ao todo, 14 municípios são contemplados com a inciativa do Ministério da Educação com a Secretaria de Estado de Educação, por meio da Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Foto tiranda durante capacitação do Gestar promovida com educadores da SRE Metropolitana C. Foto: Arquivo SRE
Foto tiranda durante capacitação do Gestar promovida com educadores da SRE Metropolitana C. Foto: Arquivo SRE
O curso Gestar II tem como base os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino de Língua Portuguesa e Matemática aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Durante o encontro presencial os professores têm a oportunidade de trocar experiências e realizarem reflexões individuais e em grupo; esclarecimento de dúvidas do curso e questionamento; planejamento e elaboração de situações didáticas; e análise crítica da prática em sala de aula e de atividades com os alunos.

A capacitação em Juiz de Fora tem uma carga horária de quatro horas. Ao todo, o Gestar II realiza a formação dos educadores em uma carga horária de 300 horas, distribuídas em 10 meses, com encontros presenciais e a distância. Durante os momentos de formação, os professores são orientados sobre a prática pedagógica no ensino de Língua portuguesa e Matemática, a autonomia em sua prática pedagógica e a realização de um trabalho baseado em habilidades e competências. 

Certificação

O trabalho realizado pelos professores tutores tem o suporte da Universidade Federal de Juiz de Fora. A certificação dos participantes do Gestar será feita pela Universidade que terá como critério a entrega das atividades solicitadas durante a capacitação e a frequência mínima de 75% nos encontros presenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário