sábado, 13 de julho de 2013

MEDALHISTAS DE OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA SÃO PREMIADOS EM VARGINHA

As premiações regionalizadas são destinadas a alunos que conquistaram prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

A estudante Luana Rodrigues de Melo da Escola Estadual Professora Maria Rita Lisboa Pereira Santoro, no município de Lambari, será homenageada nesta quinta-feira (11-07). A aluna do 8º ano do ensino fundamental está entre os 40 alunos de escolas públicas da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Varginha medalhistas na 8º edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) que receberão nesta tarde suas medalhas de prata e bronze.

A Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Para Luana Rodrigues de Melo, a premiação simboliza o reconhecimento do seu esforço. “É muito importante receber essa medalha. É o reconhecimento do meu empenho”, afirma a medalhista de bronze.

A entrega das medalhas de bronze e prata da Obmep está sendo realizada de forma regionalizada. Já as medalhas de ouro foram entregues aos estudantes no mês de junho, no Rio de Janeiro.

Etapas da Olimpíada

A Obmep é dividida em duas fases. Na primeira, todos os alunos inscritos pela escola fazem uma prova objetiva. A aplicação dos testes acontece na própria instituição. Já para segunda fase, a escola deverá selecionar 5% do total de alunos inscritos. Serão classificados os alunos com maiores notas. Nessa fase, os estudantes fazem prova discursiva.

De acordo com o calendário da competição, os testes da segunda etapa  da 9ª edição da Obmep  serão realizados no dia 14 de setembro. O resultado final está previsto para o dia 29 de novembro de 2013.

Premiação


Além de medalhas de ouro, prata e bronze, os alunos que se destacarem na Obmep terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC). A iniciativa tem duração de um ano e as atividades do programa envolvem tanto encontros presenciais quanto a participação em um Fórum Virtual que possibilita o contato, via internet, com estudantes de todo o país que se interessam por Matemática. Os medalhistas que acompanham todas as etapas do PIC recebem a Bolsa de Iniciação Cientifica Jr., concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professores e escolas que se destacarem também serão premiados pela Olimpíada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário