terça-feira, 16 de julho de 2013

JOGOS MATEMÁTICOS LEVAM DIVERSÃO AO ENSINO DO CONTEÚDO NA ESCOLA ESTADUAL PEDRO II

Os alunos dos anos finais do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Pedro II, em Belo Horizonte, intensificaram os estudos na área das exatas durante esta semana, com a realização da ‘Semana da Matemática’. Durante a semana, os alunos testaram suas habilidades na disciplina a partir de diversas atividades lúdicas. A ação integra o projeto ‘Aprendizagem para o domínio’, desenvolvido na escola.
Jogos matemáticos marcaram a semana na EE Pedro II, em Belo Horizonte. Foto: Arquivo da Escola
“Cada turma foi uma equipe. Os alunos participaram de vários jogos como o ‘passa ou repassa’ em que eles tiveram que ter agilidade para responder a perguntas sobre a disciplina. Também tiveram que confeccionar tangran a partir do estudo da geometria. Foi um momento divertido, com muitas tarefas para que todos os alunos pudessem participar”, explica a professora de Matemática, Aline Sara Tavares Miranda. Estiveram envolvidos nos jogos, aproximadamente, 575 estudantes.
 tabuleiro de damas contribui para a atenção e raciocínio lógico na disciplina. Foto: Arquivo da Escola
Apesar do enfoque em Matemática, os jogos também abordaram questões interdisciplinares. “Os alunos tiveram que responder a perguntas como o ano em que teve início a Primeira Guerra Mundial, somado ao ano em que estamos hoje. Foi um momento interessante, pois a elaboração das perguntas interdisciplinares contou com a participação dos professores na elaboração”, destaca a professora.
Estudantes da EE Pedro II, em Belo Horizonte, desenvolveram diversas atividades que despertam o raciocínio matemático. Foto: Arquivo da Escola
Para Luana Fernanda de Carvalho Peixoto, de 17 anos, a iniciativa veio em um momento importante para ela e os colegas de turma que prestarão o vestibular no final do ano. “Penso em fazer Engenharia de Controle e Automação ou Aeronáutica e este projeto é interessante, porque desperta o interesse na disciplina. Sei que quando a gente gosta do que estuda, fazemos com mais competência”, avalia a aluna do 3º ano do ensino médio.

Passeio pelos conteúdos

O projeto ‘Aprendizagem para o domínio’ é desenvolvido na escola desde 2011. A iniciativa consiste em realizar ações semanais, com foco nos diversos conteúdos, ao longo do ano letivo. Este ano, já foram realizadas atividades na área de meio ambiente, com foco nos conteúdos de Ciências e Biologia e na área de Linguagem, para o trabalho com Língua Portuguesa.

                               Município: Belo Horizonte / Superintendência Regional de Ensino Metropolitana A

Nenhum comentário:

Postar um comentário