quarta-feira, 24 de julho de 2013

AGOSTO SERÁ MARCADO PELO ‘DIA D’ NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA

Iniciativa pedagógica que envolve educadores e familiares será realizada em escolas estaduais e municipais 

O período é de recesso para alunos e professores, mas a programação do mês de agosto já está repleta de atividades. Logo para a primeira semana de aula, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) prepara a realização do ‘Dia D’. O momento educacional ocorrerá em duas datas. No dia 07 de agosto, haverá o dia chamado ‘Toda escola deve fazer a diferença’, quando as escolas farão uma ‘parada estratégica’ para repensar as estratégias de ensino e adequar o plano de intervenção pedagógica. Já no dia 10 do mesmo mês, esse plano será apresentado à comunidade escolar para que ela também possa apresentar suas sugestões. Este dia é denominado de ‘Toda a comunidade participando’.
A Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares conta com 40 municípios em sua jurisdição.Crédito: Divulgação SRE Governador Valadares
“Pela primeira vez a gente vai realizar, oficialmente, o ‘Dia D’ em conjunto na rede pública (estadual e municipais). Como todos os nossos municípios que tem anos iniciais do ensino fundamental aderiram ao Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), a gente propôs, e eles aceitaram, fazer o ‘Dia D’ em conjunto. É claro que um ou outro município deve fazer em dias diferentes, por datas e eventos municipais. Nos demais casos, a realização do ‘Dia D’ será na primeira semana de agosto, nos dias 07 e 10 de agosto”, destaca a superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental, Maria das Graças Pedrosa Bittencourt.

Com a participação das redes municipais de ensino, a SEE orientou a todas as regionais de ensino que reunisse os secretários municipais e equipes do PIP Municipal para instruí-los sobre as ações do ‘Dia D’. “Pedimos às nossas SREs que entregasse o guia do Dia D que nós fizemos para os educadores dos municípios”, explica Maria das Graças. 

A Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, reuniu, na semana passada, com os secretários de educação e especialistas dos 40 municípios que integram a SRE. Com o público total de 120 educadores, o encontro teve como objetivo estimular a ação integrada entre Estado e municípios nas ações do Programa de Intervenção Pedagógica.

“A semana do dia 05 a 10 de agosto de 2013 será de fundamental importância para a SRE de Governador Valadares, para as escolas e, sobretudo, para os nossos alunos e comunidade escolar”, destacou a diretora da regional, Sandra Márcia Ferreira.
Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce,se reuniu com educadores municipais para orientações sobre o 'Dia D' nas escolas públicas. Crédito: Divulgação SRE Governador Valadares

‘Dia D’ na Região Metropolitana

O ‘Dia D’ será uma ação simultânea nas escolas estaduais de 44 Superintendências Regionais de Ensino. Apenas nas Metropolitanas A, B e C, as ações do ‘Dia D’ serão realizadas em outras datas, devido a um encontro que ocorrerá com os diretores de escolas dessas regionais na mesma semana. O encontro tem a organização da Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores. “Com a alteração, o momento pedagógico nas escolas estaduais de Belo Horizonte e região metropolitana passará para os dias 21 e 24 agosto”, explica a Maria das Graças. 

PIP Municipal

A expansão do Programa de Intervenção Pedagógica para as redes municipais de ensino foi realizada em março deste ano e teve a adesão de todos os 850 municípios mineiros que possuem sistema próprio de ensino para os anos iniciais do ensino fundamental. Na ocasião, a Secretaria de Estado de Educação capacitou cerca de 1.750 educadores municipais para atuarem no PIP Municipal.

Com a adesão dos municípios, o PIP passa a integrar a rotina pedagógica de mais de 6,7 mil escolas municipais, impactando em cerca de 850 mil estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário