sexta-feira, 5 de julho de 2013

DIDÁTICA DIFERENCIADA AUXILIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM ESCOLA DA REDE ESTADUAL

Quem cursa, ou já passou pelo ensino médio, sabe que em algum momento vai estudar a geometria espacial nas aulas de Matemática. O ensino deste conteúdo pode ficar muito mais divertido e atraente se envolver a participação de todos os alunos em atividades práticas. Na Escola Estadual Professor Gabriel Arcanjo de Mendonça, também conhecida como Polivalente, no município de São João Nepomuceno, Região da Zona da Mata, o ensino da disciplina incita a criatividade de estudantes e professores por meio do projeto ‘Poliedros na Escola’. Os alunos do 2º ano do ensino médio, sob a coordenação do professor de Matemática, Carlos Leonardo de Alcântara Almeida, estudam os poliedros e o resultado das pesquisas é a construção de estruturas que enfeitam toda a escola e despertam a curiosidade dos cerca de 1500 alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
O estudo dessas estruturas geométricas que têm a superfície composta por um número finito de faces faz parte dos conteúdos trabalhados na Matemática durante o ensino médio. Para a compreensão dos poliedros, os estudantes constroem miniaturas destas estruturas e a partir dessa elaboração aprendem as características e propriedades das figuras. Para a realização do trabalho, os alunos foram divididos em grupos e na pesquisa realizaram discussões sobre os conceitos trabalhados. “Com esse projeto saímos das salas de aula e começamos a estudar as fórmulas ao ar livre. Fizemos estruturas como o tetraedro (possui quatro faces). Tivemos que medir os ângulos, os centímetros de cada parte para criar os poliedros”, lembra a estudante Rayane de Souza Mendes, uma dos 96 alunos do 2º ano do ensino médio que participaram do projeto.

O ensino que alia teoria e prática também despertou o interesse do estudante Fernando Ferreira Passe. “Na Matemática gosto mais de estudar cálculos. Porém, a geometria, quando não é apenas desenhada no quadro e busca explicações em nosso cotidiano, fica muito mais fácil”, destaca. As estruturas que enfeitam o pátio da escola são de aço e foram feitas por uma empresa parceira da escola.
Porém se engana quem pensa que o ensino fica restrito às aulas de Matemática. Com a Filosofia, os estudantes têm a oportunidade de aprender a história de Platão, matemático da antiguidade responsável pela descoberta de poliedros convexos que se caracterizam por estruturas geométricas espaciais com medidas e ângulos iguais. Na geometria, cinco modelos ilustram esse tipo de poliedro: tetraedro (quatro faces), cubo (seis faces), octaedro (oito faces), dodecaedro (doze frases) e icosaedro (20 faces). “O professor de Filosofia ensinou como Platão associou as fórmulas matemáticas aos espaços do mundo”, explica a estudante Rayane de Souza Mendes.

O trabalho diferenciado feito pelo professor Carlos Leonardo de Alcântara Almeida representa a aplicação pratica da monografia de conclusão da graduação em Matemática. Em sua pesquisa, o professor trabalhou o ensino prático da Matemática.  Carlos Leonardo acredita que para tornar o ensino da disciplina atrativo é preciso que o professor faça um trabalho pensado na teoria e na prática. “Acredito veementemente que a Matemática tem duas linhas que são a Matemática Pura e a Educação Matemática, esta surgiu na década de 1980, mas só agora vem ganhando força. Nenhuma forma sozinha é ideal. Em sala eu vou para o quadro e trabalho os conceitos sem ligação com a prática, mas sempre que possível procuro desenvolver o trabalho prático com os alunos”, explica o professor.

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