quarta-feira, 3 de julho de 2013

ESCOLA UNIU MATEMÁTICA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Na Escola Estadual Dr. Celso Machado, no município de Visconde do Rio Branco, a preservação do meio ambiente e a geometria são temas que ‘andam de mãos dadas’. Por meio do projeto‘ ‘Impacto Ecogeométrico’, os estudantes desenvolveram iniciativas que tiveram por objetivo estimular a preservação ambiental e o estudo da Matemática.

“Os alunos achavam a geometria um ‘bicho de sete cabeças’ e para acabar com isso resolvi criar maneiras diferentes de ensinar a matéria. Os alunos confeccionaram sólidos geométricos, que são figuras tridimensionais. Para isso, nós utilizamos materiais reutilizados, como pentes de pêra e maçã e caixas de papelão”, ressalta a professora de Matemática, Vilma Ribeiro.
Estudantes produziram diferentes formas geométricas. Foto: Arquivo Escola
A Matemática foi estudada até nos mínimos detalhes. Em desafios lógicos, os alunos puderam, por exemplo, dividir um cubo e ver quantos primas cabia nele. Para medir as roupas, os centímetros e milímetros foram utilizados. Para a estudante do 2º ano do ensino médio, Yruana Caroline da Silva Guilherme, o projeto ajudou a deixar a Matemática mais clara.

“Aprendi sobre geometria, matéria que antes acha muito difícil. Com o projeto o estudo não fica só no papel. Ao fazer os sólidos aprendi o que é base, aresta, entre outras coisas. Além disso, o contato com os meus colegas melhorou muito. Todo mundo trabalhou junto. O que um precisava, o outro ajudava”, conclui a estudante.
Desfile foi realizado na praça da cidade e contou com a presença da comunidade escolar. Foto: Arquivo Escola
Para a culminância do projeto, foi realizado um desfile de roupas feitas com formas geométricas e com materiais recicláveis. Durante as apresentações, os alunos fizeram protestos para ‘denunciar’ o desperdício de água, queimadas, entre outras coisas.  Para Vilma Ribeiro o projeto alcançou seu objetivo. “O objetivo não foi apenas conscientizar sobre o lixo e sua reutilização, mas também promover situações que possibilitem a comunidade a pensar propostas de intervenção na realidade que os cercam”.

                                Município: Visconde do Rio Branco/ Superintendência Regional de Ensino de Ubá

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