sexta-feira, 12 de julho de 2013

EM ESCOLA DO MUNICÍPIO DE BERILO O CONTEÚDO DE MATEMÁTICA É TRABALHADO DE FORMA INTERDISCIPLINAR

Matemática. A matéria que procura dar aos estudantes a dimensão de quantidades, medidas e espaços mostra a sua aplicação prática em projeto interdisciplinar realizado na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, no município de Berilo – Região do Jequitinhonha. Com o objetivo de estimular o interesse dos alunos pela área das exatas, a cada bimestre, a escola realiza uma gincana que elege a Matemática como tema central. A escola fará uma Mostra dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos dentro do projeto. 

A ‘Gincana da Matemática’, é uma das estratégias utilizadas pela escola em seu projeto pedagógico para desenvolver a capacidade de raciocínio dos alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental. Para a realização do trabalho, os estudantes são divididos em duas equipes: Radicais X Potência. “Cada gincana que desenvolvemos aborda um tema da disciplina. Na ‘Matemática divertida e curiosa’, gincana deste bimestre, os alunos prepararam trabalhos relacionados às figuras geometrias e aos ‘grandes matemáticos’”, explica a professora da disciplina Edione Teixeira de Oliveira. Ela também é a coordenadora do projeto.
Gincana da Matemática é realizada na EE Nossa Senhora Aparecida. Foto: Arquivo da Escola
Porém, as tarefas a serem desenvolvidas pelas equipes não são trabalhadas apenas dentro das aulas de Matemática. “Nas aulas de História, os alunos fizeram uma pesquisa sobre ilusão de óptica. Já em Língua Portuguesa, eles pesquisaram a história dos ‘grandes matemáticos’. Nas aulas de Arte, os alunos aprenderam a fazer desenhos a partir de mosaicos. O resultado desse trabalho pode ser conferido em uma exposição que será organizada na escola com o resultado dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas que fazem parte da gincana”, completa a coordenadora do projeto.

Entre as provas estão dois desfiles: um sobre as figuras geometrias, que os alunos vestirão a caráter, e outro sobre os ‘grandes matemáticos’. Nesse dia, as equipes também vão realizar outras tarefas a serem propostas pela comissão da gincana. “O projeto é levado muito a sério. Os alunos se envolvem nas tarefas e nós fazemos a premiação com troféu e medalhas’, comenta a diretora da escola, Alaíde Assis Amaral.
Mosáico foi desenvolvido pelos alunos nas aulas de Arte. Foto: Arquivo da Escola
“São dias que a gente aprende muita coisa. Eu sempre gostei de Matemática, mas a gincana me deixa mais interessada”, explica a estudante do 8º ano, Milene Amaral Fernandes. Ela ainda destaca que dentre as oficinas que participou, a que mais gostou foi a de tangram, na qual aprendeu a fazer uma espécie de quebra cabeça chinês a partir das peças que têm a forma de figuras geométricas. “Além de confeccionar as peças, nós aprendemos um mito sobre o tangran. Um senhor estava andando com um espelho que quebrou em sete partes. Com elas o senhor conseguia formar várias coisas. As sete peças do espelho correspondem ao número de peças do tangram”, lembra a estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário