segunda-feira, 17 de junho de 2013

UMA HORTA PARA APRENDER MATEMÁTICA

Imagine, além de cadernos e lápis, utilizar canteiros de legumes e verduras na hora de ensinar Matemática. Parece inusitado? Pois é assim que a E.E. Fazenda São Sebastião, em Guanhães, vem conseguindo melhorar o desempenho de seus alunos neste conteúdo. É que a instituição decidiu usar o plantio de uma horta como estratégia central para enfrentar o problema da deficiência na aprendizagem de seus alunos. Isso mesmo. A escola criou canteiros de hortaliças para dar aos estudantes a oportunidade de vivenciar situações-problema, que poderiam ser resolvidas com a aplicação do conhecimento lógico- matemático. 

Tudo no projeto foi pensado de forma que os professores pudessem desenvolver ali um trabalho interdisciplinar e contextualizado. O objetivo, conta a supervisora pedagógica Danyela Caldeira, era o de aproximar o aprendizado das quatro operações básicas ao cotidiano dos alunos, bem como noções elementares da Geometria. Assim, os canteiros foram construídos imitando formas geométricas, como retângulo, círculo, quadrado e outras figuras, que integraram o ambiente escolar e se incorporaram ao vocabulário dos alunos. Foi também através de outros conceitos matemáticos que os alunos puderam se orientar frente às demais atividades propostas. Vale lembrar ainda, que o entusiasmo tomou conta de todos. Cada turma ficou responsável, ao longo do ano, pelos cuidados com os canteiros específicos. 

Foi organizada uma feira na escola, para a qual foi convidada toda a comunidade escolar. Ao ficar do lado de dentro do balcão, os estudantes utilizaram todo o conhecimento construído. Noções como pesos e medidas, as quatro operações básicas e vários outros conceitos passaram a ter um sentido muito mais prático para os alunos, que passaram dias às voltas com balanças, etiquetas de preços e trocos. Uma oportunidade proveitosa, segundo o professor do conteúdo, Rafael, em que a aprendizagem se deu em uma situação real. Mas não foi só em Matemática que os alunos puderam demonstrar seus conhecimentos. Pesquisando sobre o valor nutritivo das hortaliças, sua aplicação na medicina caseira e suas origens, para informar aos clientes, os estudantes aprenderam Ciências e História. Da mesma forma, foram elaboradas receitas com os produtos da horta, que foram ofertadas como brindes durante a feira. Tudo isto contribui para que os alunos trabalhem suas habilidades na área da linguagem, possibilitando um trabalho interdisciplinar. "Com o projeto, aprendemos brincando” , conta o aluno Wallisson Nunes da Silva, que, depois de participar da primeira colheita em 2001, já se preparava para uma nova etapa de trabalho. Para a aluna Vanessa da Silva, a criação da horta foi um sucesso. "Acho que deu tudo certo porque todos os alunos tiveram mais vontade de aprender".

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