quinta-feira, 13 de junho de 2013

PALAVRA DO GOVERNADOR - AÇÕES DO GOVERNO DE MINAS NA EDUCAÇÃO EM 2013



Antonio Anastasia fala sobre adesão de 830 municípios ao Programa de Intervenção Pedagógica, ampliação do projeto Reinventando o Ensino médio e colocação de placas com notas do IDEB nas escolas.
O programa Palavra do Governador desta semana destaca ações do Governo de Minas em prol da qualidade e da transparência do ensino no Estado, como a ampliação do Programa Reinventando o Ensino Médio e a adesão de 835 municípios mineiros ao Programa de Intervenção Pedagógica (PIP).

Um dos instrumentos que assegurou o excelente desempenho dos alunos mineiros no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb), o PIP será aplicado também nas escolas municipais a partir deste ano, com o acompanhamento do Governo do Estado. Na última medição do Ideb, a rede pública estadual de Minas foi a primeira do Brasil a alcançar o índice 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental, considerado recomendável em países desenvolvidos.

"Das 850 cidades onde existem escolas municipais, 835 já aderiram. Nesse programa há um acompanhamento muito próximo naquelas escolas e naquelas turmas quando percebe-se a necessidade de um reforço. E esse reforço se dá, basicamente, em língua portuguesa e também em matemática. E tem conseguido resultados muito positivos", ressalta Antonio Anastasia no Palavra do Governador.

Outra ação importante do Governo de Minas na área da Educação destacada pelo governador é a ampliação do programa Reinventando o Ensino Médio, que tem o objetivo de reformular o currículo escolar convencional com a inclusão de quatro novas áreas de empregabilidade: Empreendedorismo e Gestão, Meio Ambiente e Recursos Naturais, Estudos Avançados em Ciências e Estudos Avançado em Linguagens.
"Estamos colocando no currículo das escolas estaduais de ensino médio disciplinas que podem facilitar, por exemplo, o empreendedorismo.

 Não é um curso profissionalizante, mas ele sinaliza a possibilidade de uma instrução melhor e torna, é claro, mais atraente e interessante para o jovem permanecer no ensino médio e concluir o ensino médio", explica o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário