segunda-feira, 17 de junho de 2013

MATEMÁTICA NÃO É MISSÃO IMPOSSÍVEL

Felipe Baroni é professor em Carmo da Cachoeira e, para ensinar a seus alunos, se propôs um desafio difícil: mudar a cara da Matemática. A disciplina mais temida por grande parte dos alunos é amada pelo professor e, procurando formas diferentes de levá-la à sala de aula, ele criou o projeto ‘Jornal da Matemática’.
O projeto, que já está em sua 7ª edição, começou em 2006 no município de São Bento Abade, quando Felipe dava aula na Escola Estadual Professora Alda de Moura Carvalho. Esse é o primeiro ano em Carmo da Cachoeira e, agora que dá aula na Escola Estadual Pedro Mestre, é lá que o projeto será desenvolvido com a participação dos alunos do 6º ao 9º ano.
Alunos da Escola Estadual Pedro Mestre entrevistam o prefeito de Carmo da Cachoeira sobre o uso da Matemática na administração da cidade. (Foto: Arquivo Escola)
Ao longo do ano, o professor usa o dia a dia dos alunos e o conteúdo de outras disciplinas nas suas aulas e os estudantes produzem reportagens com o que aprendem. “É tudo bem lúdico, para chamar a atenção. No fim do ano, apresentamos um programa no formato de um jornal de TV com o que foi feito”, explica Felipe. O tema que o professor escolheu para desenvolver as atividades esse ano foi “Matemática não é Missão Impossível”. Com ele, Felipe mostra que aprender a disciplina é bem mais fácil que muitas aventuras de heróis de filmes de ação.

Rafael Viola Azevedo cursa o 9º ano do ensino fundamental  na escola e é um dos mais de 400 alunos que estão experimentando essa nova forma de estudar a Matemática. Ele está gostando das atividades desenvolvidas em sala de aula. “É muito bom porque ele ensina de um jeito novo e as provas também são diferentes. Fica mais fácil e divertido aprender”, conta o aluno.
A voz do personagem Zé Continha é do aluno Francisco Alexandre. O professor Felipe Baroni faz a gravação e edita os vídeos. (Foto: Arquivo Escola)
Transdisciplinaridade e contextualização

Apesar de ser o foco, o Jornal não envolve só a Matemática. A transdisciplinaridade é uma constante no projeto do professor. “Se a gente fala de ano bissexto, o professor de geografia participa. Temos também “A Matemática do Corpo Humano”, que é feito com a professora de Ciências”, exemplifica Felipe Baroni.

Eva Aparecida Gustavo, que ensina Ciências na escola, está gostando da experiência. “Está dentro da matéria e é uma forma diferente de trabalhar o conteúdo. Assim os estudantes ficam mais interessados”, afirma a professora. Segundo ela, os alunos pesquisam sobre determinado sistema do corpo humano e constroem gráficos e tabelas. Eva exemplifica: “eles podem pesquisar quantos litros de sangue o coração bombeia por hora ou quanto mede a pele. Os resultados são apresentados tanto na aula de Ciências quanto na de Matemática”

O conteúdo dado em sala de aula é contextualizado com o que acontece fora dela. Uma das reportagens que serão produzidas para a edição do jornal desse ano se chamará Os Números de Carmo da Cachoeira. “Os alunos coletam dados do IBGE e da Prefeitura – como o número de homens e mulheres da cidade, ou de diabéticos e hipertensos – e eu monto problemas e exercícios com esses números”, conta o professor. Na geometria, a arquitetura da cidade, como a igreja que fica perto da escola, é usada para a elaboração de exercícios que ensinam na sala de aula sem se afastar do mundo onde os estudantes estão inseridos.

E Felipe não para por aí. O professor criou o personagem ‘Zé Continha’, que está sempre nas provas e atividades preparadas para os alunos. O menino deve enfrentar inimigos que atrapalham muito quem quer estudar, como o Senhor Desmotivação, a Dona Indisciplina ou o Monstro da Reprovação. Tudo para motivar cada vez mais os alunos.

Multiplicação

O projeto começou com o professor Felipe, mas saiu de sua sala de aula. Em 2010, ele foi convidado a dar uma capacitação sobre o projeto em Varginha. A prefeitura da cidade gostou tanto que levou o Jornal da Escola para 14 escolas da rede municipal. “Ao longo do ano, enquanto eu realizava o projeto com os alunos de São Bento Abade, o mesmo trabalho era feito, simultaneamente, por 31 professores e oito mil alunos de Varginha”, conta o professor.

Em Elói Mendes, a professora de Matemática da Escola Estadual Targino Nogueira, Rute Rosendo, também levou o projeto para seus alunos. A diretora da escola, Regina Reis, acha que o resultado foi positivo. “Os alunos participaram muito e gostaram do trabalho. Ao fazer o jornal de TV, eles puderam aprender mais sobre estatísticas e gráficos, por exemplo”. Na escola, 800 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio fizeram parte do projeto.

Município: Carmo da Cachoeira / Superintendência Regional de Ensino de Varginha

Blog da Educação


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