segunda-feira, 27 de maio de 2013

XADREZ PARA ESTIMULAR O RACIOCÍNIO E MUITO INCENTIVO À LEITURA

     O jogo que estimula o raciocínio e a concentração é prática comum entre os professores e alunos da Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida, em Santa Rita do Sapucaí. Os professores utilizam o jogo para ensinar e os alunos para aprender. São atividades como essa e ações focadas na leitura que fizeram com que a escola se destacasse no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). No 5º ano do ensino fundamental, em Língua Portuguesa, por exemplo, a escola conquistou a proficiência de 281,23, superando em 63,63 pontos a média do Estado. Já em Matemática, nesse mesmo ano de ensino, a proficiência média da escola foi de 306,53, enquanto a média do Estado foi 237,1.
 “O xadrez como ferramenta pedagógica desenvolve muito o raciocínio dos alunos e ajuda no desempenho deles. Todos os nossos professores são treinados para trabalhar o xadrez em sua disciplina. É um trabalho muito diversificado”, conta a diretora da escola, Rosemary de Castro Silva Mendes. Questões de provas antigas do Proeb também são utilizadas como material de estudos pelos educadores.

Além de ser destaque nas avaliações externas, a escola também se sobressai em olimpíadas nacionais de Matemática e promove sua própria competição interna. 
“A nossa olimpíada de matemática é dividida em três fases e ao final sempre premiamos os melhores de cada ano”, afirma Rosemary.

Já em Língua Portuguesa, o foco é no incentivo à leitura. A biblioteca da escola abriga mais de cinco mil livros literários e todos os dias recebe a ‘visita’ dos alunos. “Todas as turmas têm uma aula, por semana, na biblioteca. Os alunos escolhem um livro para ler, fazem o reconto dele e respondem algumas questões. Sempre que compramos livros novos é uma festa”, conclui a diretora.

Município: Santa Rita do Sapucaí/ Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre


Nenhum comentário:

Postar um comentário