sexta-feira, 17 de maio de 2013

PRÁTICA, TEMÁTICAS ESPECIAIS E GESTÃO SÃO TEMAS DE ENCONTRO DE EDUCADORES DAS REGIONAIS


     Cerca de 850 educadores de todas as Superintendências Regionais de Ensino estão reunidos, ao longo desta semana, para participarem de oficinas, palestras e minicursos. O Encontro dos Gestores e Equipes Regionais da Diretoria Educacional é realizado no Hotel Tauá, em Caeté. Entre eles analistas do Projeto Educação em Tempo Integral (Proeti), do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) e diretores educacionais. “Vieram 15 servidores de cada regional. Assim, todos têm as informações e as atividades têm pelo menos um representante de cada Superintendência”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.

Um diferencial do Encontro é a capacitação integrada de servidores que atual em diferentes áreas da educação. “É importante ter essa capacitação feita de modo integrado. Esses educadores vão poder se reunir em suas SREs e planejar o trabalho juntos”, afirma o gerente do Proeti, Gustavo Nominato. Flávia Peron é gerente do projeto em Manhuaçu e acredita que, trabalhando juntas, as ações podem ajudar uma à outra: “A gente se encontra, troca experiências e nosso objetivo é o mesmo: a melhoria do ensino. Para isso, contamos com a participação do PIP no acompanhamento do Proeti”.
 A programação dos quatro dias do encontro, que termina amanhã, é formada por eventos com participação de todos e oficinas especializadas para os diferentes públicos.

Gestão em foco

Enquanto a prática era assunto para a maioria, os 47 diretores educacionais das regionais tinham orientações sobre gestão. Para eles, os assuntos discutidos estão o Dia D (quando as escolas preparam seu plano pedagógico e o apresentam à comunidade), os resultados do Proeb, que acabaram de ser divulgados e o Programa Educar para Crescer.

Para diretora educacional de Pouso Alegre, Rosê Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha, duas capacitações se destacaram. “A resolução nº 2.197 (que dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais) foi abordada com uma metodologia diferente, com enfoque nos professores, e foi muito interessante. Gostei também do levantamento a respeito do trabalho de apoio às escolas. Essas capacitações sempre têm assuntos pertinentes e dão o suporte que precisamos nas SREs”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário