segunda-feira, 27 de maio de 2013

XADREZ PARA ESTIMULAR O RACIOCÍNIO E MUITO INCENTIVO À LEITURA

     O jogo que estimula o raciocínio e a concentração é prática comum entre os professores e alunos da Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida, em Santa Rita do Sapucaí. Os professores utilizam o jogo para ensinar e os alunos para aprender. São atividades como essa e ações focadas na leitura que fizeram com que a escola se destacasse no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). No 5º ano do ensino fundamental, em Língua Portuguesa, por exemplo, a escola conquistou a proficiência de 281,23, superando em 63,63 pontos a média do Estado. Já em Matemática, nesse mesmo ano de ensino, a proficiência média da escola foi de 306,53, enquanto a média do Estado foi 237,1.
 “O xadrez como ferramenta pedagógica desenvolve muito o raciocínio dos alunos e ajuda no desempenho deles. Todos os nossos professores são treinados para trabalhar o xadrez em sua disciplina. É um trabalho muito diversificado”, conta a diretora da escola, Rosemary de Castro Silva Mendes. Questões de provas antigas do Proeb também são utilizadas como material de estudos pelos educadores.

Além de ser destaque nas avaliações externas, a escola também se sobressai em olimpíadas nacionais de Matemática e promove sua própria competição interna. 
“A nossa olimpíada de matemática é dividida em três fases e ao final sempre premiamos os melhores de cada ano”, afirma Rosemary.

Já em Língua Portuguesa, o foco é no incentivo à leitura. A biblioteca da escola abriga mais de cinco mil livros literários e todos os dias recebe a ‘visita’ dos alunos. “Todas as turmas têm uma aula, por semana, na biblioteca. Os alunos escolhem um livro para ler, fazem o reconto dele e respondem algumas questões. Sempre que compramos livros novos é uma festa”, conclui a diretora.

Município: Santa Rita do Sapucaí/ Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre


MINAS GERAIS É DESTAQUE NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DA MATEMÁTICA


Mais de dois milhões de estudantes mineiros do ensino fundamental e médio participaram da última edição da OBMEP - Olimpíada.Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. O que representa 10% do total de alunos. Pela sexta vez consecutiva, Minas conquistou o maior número de ouros e o 1º lugar geral em medalhas. Foram 152 ouros, 229 pratas e 947 bronzes. Em Marliéria, no Vale do Rio Doce, vive uma aluna de escola estadual que é campeã nacional de matemática. Conheça a história da Sandy!

BOAS PRATICAS OBMEP



Nas escolas estaduais Professor Cícero Torres Galindo, no município de Senador Firmino e, na Terezinha Pereira, em Dores do Turvo, a Matemática tem sido motivo de orgulhos nos últimos anos. No período de 2006 a 2011, as duas escolas, que ficam a 11 km de distância uma da outra, conquistaram juntas, um total de 40 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), entre ouro, prata e bronze. Os esforços para o bom desempenho dos estudantes na competição envolvem uma parceria dos professores, pais e alunos que podem ser conferido no vídeo.

PROVA DA 1ª FASE DA OBMEP 2013



A prova da 1ª Fase da 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, o OBMEP, está marcada para 4 de junho (terça-feira), em todas as escolas inscritas.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

PRÁTICA, TEMÁTICAS ESPECIAIS E GESTÃO SÃO TEMAS DE ENCONTRO DE EDUCADORES DAS REGIONAIS


     Cerca de 850 educadores de todas as Superintendências Regionais de Ensino estão reunidos, ao longo desta semana, para participarem de oficinas, palestras e minicursos. O Encontro dos Gestores e Equipes Regionais da Diretoria Educacional é realizado no Hotel Tauá, em Caeté. Entre eles analistas do Projeto Educação em Tempo Integral (Proeti), do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) e diretores educacionais. “Vieram 15 servidores de cada regional. Assim, todos têm as informações e as atividades têm pelo menos um representante de cada Superintendência”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.

Um diferencial do Encontro é a capacitação integrada de servidores que atual em diferentes áreas da educação. “É importante ter essa capacitação feita de modo integrado. Esses educadores vão poder se reunir em suas SREs e planejar o trabalho juntos”, afirma o gerente do Proeti, Gustavo Nominato. Flávia Peron é gerente do projeto em Manhuaçu e acredita que, trabalhando juntas, as ações podem ajudar uma à outra: “A gente se encontra, troca experiências e nosso objetivo é o mesmo: a melhoria do ensino. Para isso, contamos com a participação do PIP no acompanhamento do Proeti”.
 A programação dos quatro dias do encontro, que termina amanhã, é formada por eventos com participação de todos e oficinas especializadas para os diferentes públicos.

Gestão em foco

Enquanto a prática era assunto para a maioria, os 47 diretores educacionais das regionais tinham orientações sobre gestão. Para eles, os assuntos discutidos estão o Dia D (quando as escolas preparam seu plano pedagógico e o apresentam à comunidade), os resultados do Proeb, que acabaram de ser divulgados e o Programa Educar para Crescer.

Para diretora educacional de Pouso Alegre, Rosê Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha, duas capacitações se destacaram. “A resolução nº 2.197 (que dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais) foi abordada com uma metodologia diferente, com enfoque nos professores, e foi muito interessante. Gostei também do levantamento a respeito do trabalho de apoio às escolas. Essas capacitações sempre têm assuntos pertinentes e dão o suporte que precisamos nas SREs”.



segunda-feira, 13 de maio de 2013

PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (PIP)


O PIP é um programa desenvolvido pela Secretaria de Educação de Minas Gerais que busca propor intervenções nos projetos pedagógicos das escolas estaduais mineiras. As propostas são desenvolvidas por profissionais especializados da SEE em conjunto com os professores e demais profissionais da educação do colégio, o que possibilita que adaptações no plano pedagógico sejam feitas de acordo com as necessidades locais. Existente desde 2007, o Programa de Intervenção Pedagógica é um dos responsáveis pelos avanços conquistados pela educação de Minas nas avaliações nacionais e estaduais

Secretaria de Educação MG - Canal Youtube

GESTORES E EQUIPES REGIONAIS DA DIRETORIA EDUCACIONAL DE TODAS AS REGIONAIS SE REÚNEM EM BELO HORIZONTE Evento da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil eFundamental tem apoio da Magistra


A partir da próxima segunda-feira (13/05), gerentes e analistas dos Programas de Intervenção Pedagógica (PIP), do projeto Educação em Tempo Integral (Proeti) e Diretores Educacionais de todas as Superintendências Regionais de Ensino participarão de uma capacitação promovida pela Secretaria de Estado de Educação em parceria com a Magistra.
O ‘Encontro dos Gestores e Equipes Regionais da Diretoria Educacional’ será realizado até o dia 16, quinta, no Hotel Tauá. Ao longo desses quatro dias, os 850 educadores participarão de palestras, oficinas e minicursos. “São 15 pessoas de cada uma das 47 regionais, além da equipe da própria Secretaria de Estado de Educação”, afirma Maria das Graças Pedrosa Bittencourt, superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental.                                  

Serão discutidos temas como a Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), as diretrizes didático-pedagógicas do Proeti, a prática em sala de aula dos diferentes componentes curriculares dos anos finais do Ensino Fundamental e questões gerenciais de gestão educacional.
Na agenda, há programação em comum para todos os participantes e específicas para cada profissional: os profissionais do PIP dos anos iniciais focarão no 3º ano e os dos anos finais vão trabalhar conteúdos do 6º ao 9º ano. Já os analistas do Proeti vão ser capacitados em atividades pedagógicas para serem desenvolvidas na Educação em Tempo Integral. Enquanto isso, os Diretores Educacionais vão estudar os aspectos da gestão pedagógica.

Escola da Escola
A Magistra teve um papel importante na organização. A certificação dos participantes, por exemplo, será dada pela escola de formação. “Eles nos ajudaram com palestrantes, professores que vão ministrar os minicursos, certificação e mesmo com o momento cultural”, conta a Superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental, Maria das Graças Pedrosa Bittencourt.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

MATERIAL CAPACITAÇÃO

O material apresentado nas capacitações encontra-se disponível no link abaixo

        Link: MATERIAL CAPACITAÇÃO

OLIMPÍADA DE TRANSDISCIPLINARIDADE PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA ESTUDANTES QUE QUEREM PARTICIPAR PRECISAM PROCURAR A ESCOLA, QUE DEVE SE INSCREVER ATÉ 17 DE MAIO

Quem cursa o Ensino Fundamental em escolas de ensino público de todo o país têm uma nova oportunidade de testar seus conhecimentos: a Olimpíada Catavento de Ciências. Criada por alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) a competição transdisciplinar pretende estimular os participantes a se dedicarem aos estudos.
Os programas de provas são divididos em dois níveis com diferentes disciplinas. No Nível 1, para alunos do 6º e 7º anos, há Astronomia, Ciências Físicas e Biológicas e Matemática. No Nível 2, para os 8º e 9º anos, há Astronomia, Biologia, Física, Matemática e Química.
http://www.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/4707-olimpiada-de-transdisciplinaridade-para-alunos-do-ensino-fundamental-da-rede-publica

SUPERINTENDÊNCIA DE POUSO ALEGRE CAPACITA MAIS DE MIL PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A MELHORIA NAS PRÁTICAS DE ENSINO ENCONTRO É DESTINADO AOS EDUCADORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) apresentam a relação de temas que devem ser trabalhados nas diversas disciplinas dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Com foco nos CBCs, a Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre, no Sul do Estado, realiza até o dia 12 de abril, a capacitação de 1.156 professores do 6º ao 9º anos do ensino fundamental. Nos encontros, que são realizados em polos, os educadores têm a oportunidade de aperfeiçoarem suas práticas de ensino, com a participação em oficinas.
Os professores participantes são levados a refletir sobre a importância da utilização do CBC no dia a dia dentro de sala de aula. Nas oficinas, são apresentadas novas ferramentas para que as aulas sejam mais interativas e atrativas para os estudantes. Para o trabalho com a Matemática, por exemplo, a oficina propõe a utilização de jogos. Já em Língua Portuguesa, o uso da leitura e a produção de textos são as propostas.
           Segundo a diretora da Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre, Mônica Flores de Carvalho Ribeiro, a capacitação é uma oportunidade para os educadores se abrirem para o novo e, ao mesmo tempo, contribuírem para os avanços educacionais na rede pública de ensino. “O professor, todos os dias, tem a chance de escolher entre o que se espera dele e o além do esperado, para alcançar algo notável, que leve os alunos à motivação, a comentarem com amigos e se tornarem aprendizes de fato. Quando se alcança este estágio, a satisfação e o sucesso não são só do aluno;, porque o professor fica mais feliz consigo mesmo e com sua profissão”.

Superintendência de Pouso Alegre

A Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre conta com 74 escolas da rede estadual. Essas instituições de ensino realizam o atendimento de, aproximadamente, 44 mil alunos nos ensinos fundamental e médio.