domingo, 1 de setembro de 2013

A MATEMÁTICA ESTÁ EM TODO LUGAR

Seja nas estatísticas de acidentes de trânsito ou nas diferentes formas geométricas, que unidas dão origem ao desenho de uma cidade, a Matemática está presente no dia a dia de todos. Foi pensando na importância da disciplina e seu papel na vida dos estudantes que Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, em Pouso Alegre, criou a ‘Feira de Matemática’.

A mostra que está em sua 5ª edição reúne alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio e conta ainda com a participação de toda comunidade escolar. “Decidimos criar a feira para incentivar os alunos a gostarem da disciplina. Eles tinham muito dificuldade e faltava aceitação”, conta o professor de Matemática e coordenador da feira, Társis Siqueira Vilhena.
A estatística esteve entre os conteúdos abordados na feira. Foto: Arquivo escola

Para a realização da feira, que acontece uma vez por ano, os alunos levam cerca de três meses. O professor propõe temas ligados ao conteúdo estudado na sala de aula e cada grupo deve procurar aspectos do dia a dia que envolve determinada matéria. Frações, potência, formas geométricas foram alguns dos conteúdos que serviram de inspiração para os estudantes.

Stephanie Nayara Santos de Paula, aluna do 7º ano do ensino fundamental, apresentou um trabalho sobre números racionais. “Criamos jogos, que são uma maneira fácil de ensinar para as pessoas o que são os números racionais. Foram jogos de tabuleiro, da memória e de corrida”. Ainda segundo a estudante, o trabalho ajudou muito no aprendizado do conteúdo. “Números racionais são aqueles que podem ser apresentados por fração e ou com vírgula. Podemos notar a presença deles no dinheiro, nas notas musicais, entre outros”.
Grupo da estudante Stephanie Nayara Santos de Paula criou jogos para falar dos números racionais. Foto: Arquivo escola
Társis Siqueira Vilhena ressalta os benefícios que a feira tem trazido para os estudantes. “Os alunos começaram a ter mais facilidade com a disciplina. A feira é esperada durante todo o ano, porque eles trazem os pais e outras escolas vêm visitar a feira”, conclui o professor de Matemática.

Município: Pouso Alegre/ Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário